© 2011 admin

Set 5 / Daniel Barclay

Arquitetura Ballena

Se umo se pregunta sobre este movimento arquitetonico, umo se pode plantear a siguente pregunta: ¿Cuales son as estruturas que nos permiten facer uma mudanza? Umo pode identificar a arquitectura ballena por os espaços que acogen a la pessoa e motivan en ele um cambio de perspectiva. Se plantea entablar uma acçao de cambio a partir na transformaçao de espaços. Este e um movimento arquitectonico que se desarrollo em o litoral de Sao Paulo e que impulso a mudanca e la multidimension de espacos, donde uma habitación tenhe múltiples funçoes. Uma caraterística principal de o movimento arquitectura ballena e que confrontou a noción de espaços tradicionaes e propulso uma mudança de as percepçoes tradicionaes de a vivienda, donde o comedor, living room, cocinha e estudio son espaços intercambiables. Tudo esto foi um motor de cambio, que propulso novas formas de urbanismo e convivencia.

Algumos arquitectos como Niemeyer e Mendes da Rocha apoyaron as novas generaçoes em o nacimento desta nova alternativa. Em o manifesto de Boicucanga (1980) muitos de os jóvenes arquitetos fizeron uma reflexao sobre as motivaçoes de este movimento a partir de uma anécdota em o litoral de a praia.

————————————————————————————————–

Diario Do Litoral Norte, 22 de Julio, 1983

UMA GRANDE BALLENA BRANCA SE APROXIMOU A LITORAL DE BOIÇUCANGA, e asusto a os turistas que nao entenderon que estaba acontecendo. Muitas de as pessoas foram para a orilla a protegerse de a besta.

————————————————————————————————–

Em 1983 uma gran ballena branca apareció en a praia e foi um suceso que chamou la atençao de toda a comunidade de Boiçucanga, porque o animal foi morto depois de uma confusa cacería, cosa que chamou a la comunidade a reflexionar. Entao os arquitectos fizerom una analogía entre o suceso e os polos opuestos entre a arquitectura do medo e a arquitectura do mudanca, e tomaron o símbolo de a bajena para simbolizar uma força de mudança que contraviene os espaços convencionales.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

*
*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>