|
> Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni Ph.D. (editores), Susana Quintero e Kamilla Nunes.
> 240 páginas. 23 x 23 cms.
> Trilingue (Inglês, Espanhol, Português).
> ISBN: 978-987-28847-3-4
Preço
Diretório Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas – América Latina |
na Argentina |
AR$400
+ frete. |
na Chile |
$22.000
+ frete. |
Outros países |
US$40
+ frete. |
Para adquirir preencher o Formulário de venda aqui. O pagamento é feito por Western Union / Money Gram ou transferência Paypal.
|
|
Para comprar o livro em linha |
Boletín de la Editorial
(información y precios) |
|
|
Registe-se para receber informações sobre as atividades da Curatoría Forense
|
|
|
A Rede de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas foi fundada em Abril de 2012 e para comemorar seu segundo aniversário, da vinculação e divulgação de informação sobre mais de 227 iniciativas atuantes em 19 países da América do Sul, América Central e Europa, publicou o primeiro Diretório de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas que fazem parte desta rede.
O objetivo deste livro é fortalecer e diversificar a divulgação do trabalho de seus membros, bem como a criação de documentação histórica destinada a universidades, centros culturais, museus, publicações e arquivos, etc.
Esta edição trilingue (Português, Espanhol e Inglês) contém informações sobre as gestões, seus dados de contato e seis ensaios que refletem sobre a conceituação e o desenvolvimento de iniciativas autônomas de artes visuais contemporâneas, escritos por Jorge Sepúlveda T. (Chile), Ilze Petroni Ph.D. (Argentina), Kamilla Nunes (Brasil) e Susana Quintero (Venezuela - Colômbia).
O Diretório inclui informações de 227 iniciativas de:
- Argentina
- Bolivia
- Brasil.
- Chile.
- Colombia.
- Costa Rica.
- Ecuador.
- El Salvador.
- España
- México
- Panamá
- Paraguay
- Perú
- Portugal
- Puerto Rico
- República Dominicana
- Uruguay
- USA
- Venezuela.
|
|
|
Calendário Apresentação do Diretório na Argentina, Chile e Uruguai. Maio - Junho de 2014. |
> La Plata (Argentina)
> Buenos Aires (Argentina)
> Montevideo (Uruguai)
>
Bariloche
(Argentina)
> Concepción (Chile)
> Santiago de Chile
> Valparaíso (Chile)
|
Confira o calendário de atualização do Tour e dos Seminários (Informações em Espanhol) |
>Index |
- Autônomos, não independentes por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
- NECESSIDADE E URGÊNCIA. Formar uma rede para a autonomia de seus membros por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
- DESEJO DE OUTRO. Para entender o presente, para construir o futuro por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
- Algumas hipóteses sobre gestões autônomas de arte contemporânea por Jorge Sepúlveda T. e Ilze Petroni
- ZONAS DE RESISTÊNCIA. Espaços autônomos brasileiros por Kamilla Nunes
- Coisas que os artistas fazem quando transbordam suas práticas. Definições, limites e surpresas: o caso de Bogotá por Susana Quintero Borowiak
|
|
|
|
|
|
|
|
Editores |
Ilze Petroni (n. 1976 Argentina). Pesquisadora de Arte Contemporânea. Doutorada em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC). Trabalhou como assistente de professor nos departamentos de Movimentos Estéticos e Cultura Argentina; Seminário sobre Cultura Popular e Cultura de Massa e Seminário sobre Problemas das Sociedades Contemporâneas na Escola de Ciências da Informação (UNC). Bolsista da Secretaria de Extensão Universitária da UNC para executar o seu projeto sobre fotografia e estratégias de inclusão social, na Comuna de Anisacate (2004-2005). Foi membro da equipe de pesquisa dedicada aos problemas do cinema argentino atual e publicado Cinema e Ditadura (2006); Poética em Cinema argentino : 1995-2005 (2005) ; Cinema e imaginário . Alguns filmes do final do século (2000) e participou em Cinema Documentário , Memória e Direitos Humanos ( Buenos Aires , 2007). Desde 2009 ela é um membro da equipe de pesquisa liderada pelo Dr. Silvia Romano , intitulado " Recuperação e análise de informações de Canal 10 arquivo documentário e herança visual e audiovisual de Córdoba " no Departamento do Centro de Pesquisa História " María Saleme de Bournichón " na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UNC) com o subprojeto " história de Vida de José Anselmo Perez e conservação e preservação do seu arquivo de fotos " e publicou o a mala verde : história de vida, trabalhos fotográficos e fragmentos do Pérez Coleção Anselmo .
Tem participado em vários encontros acadêmicos nacionais e internacionais. Recebeu duas bolsas do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) entre 2008 e 2012. Desde 2009, é coordenadora do Curatoría Forense. Desde abril de 2012 é membro fundador e coordenadora da Rede de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea - América Latina (www.gestionautonomadearte.net).
|
Jorge Sepúlveda T.
(n. 1971 Chile). Curador independente e crítico de arte. Foi curador e conselheiro de mais de 25 exposições individuais e coletivas de artistas plásticos sul-americanos. Em 2005 criou o Grupo de Trabalho Curatoría Forense, tendo sido o editor da Revista Digital de Arte e Ciências Sociais Sepiensa entre 2000 e 2006 (www.sepiensa.cl). Proferiu conferências e seminários sobre arte contemporânea, circuito de arte, políticas públicas de cultura, imaginário artístico e social e gestões autônomas de arte contemporânea em várias instituições e espaços de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, França, Itália, México, Uruguai e Venezuela. Seus textos foram publicados em diversos meios de comunicação. Entre eles: documenta 12 magazine, salonkritik, artenlinea, arteycrítica e alzaprima. É membro fundador e coordenador da Rede de Gestões Autônomas de Arte Contemporânea - América Latina (www.gestionautonomadearte.net).
Em 2013 fundou, junto com Ilze Petroni, o projeto de editorial de Curatoría Forense e editou o livro da Encontro de Gestões Autônomas de Artes Visuais Contemporâneas e Escrita Funcionária. Ensaios sobre gestão em políticas culturais e de arte pelo curador e crítico chileno Justo Pastor Mellado. |
|
Colaboradores |
Kamilla Nunes
(n. 1988 Florianópolis) Curadora independente. Graduou-se em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC). Foi curadora do programa de exposições do Memorial Meyer Filho de 2007 a 2011. Entre suas últimas curadorias, encontra-se a participação na equipe da Bienal Internacional de Curitiba (Prêmio Jovens Curadores, PR, 2013); “Sumidouro” (Laboratório Curatorial da SP-Arte, coordenado por Adriano Pedrosa, SP, 2012); “A extensão das coisas” (Memorial Meyer Filho, SC, 2011); “Faça algo errado, e diga que fui eu que mandei fazer”, (Galeria VK/SESC Joinville, SC, 2011); “Ó lhó lhó” (Sessão Corredor do Ateliê 397, SP, 2011). É autora do livro Espaços Autônomos de Arte Contemporânea (Editora Circuito, 2013). Organizou os livros Exercício de imaginação: Meyer Filho e Memorial Meyer Filho. Participou como curadora da residência TAC Terra Una (Minas Gerais, 2013) e da residência editorial da Revista Tatuí, Nº 10 (Olinda, 2010). |
Susana Quintero
(n. 1971 Venezuela) Graduou-se em Letras, com foco em História da Arte pela Universidade de Los Andes, em Mérida, Venezuela. Entre 2003 e 2008 foi curadora do Museu de Arte Contemporânea de Zulia. Trabalha desde então como curadora independente em projetos como XIV Salão de Arte Supercable Jóvenes com a FIA e realizado em Caracas em 2011.Ganhou em 2011, juntamente com uma equipe colombiana, a Bolsa de Investigação Curatorial, concedida pelo Ministério da Cultura da Colômbia, para desenvolver o projeto Caminos-Reales em 14 Salões Regionais para Artistas, zona Leste. Em 2012, recebeu a Bolsa para Curador Internacional para uma Residência concedida pela Fundação Gilberto Alzate Avendaño, com a proposta de “De artistas para artistas. Crônica viva de espaços alternativos em Bogotá”. Seus interesses profissionais estão focados em pesquisa sobre práticas artísticas contemporâneas e novos modelos de exposição. |
|
|
|