A Equipe Pedagógica do Curso é um grupo de pessoas especializadas em arte com estudos, produção e pesquisa sobre género e sexualidade e raça.

 

Nós convidamos você a conhecê-las.

 

  Inscrições aquí

(ATÉ O 30 DE junho 2021)

Coordenadores pedagogicos

Os responsáveis ​​pela coordenação da investigação do Curso RACIALIDADE, DIVERSIDADE E DISSIDÊNCIAS na Arte em América Latina, irão acompanhá-lo ao longo de todo o processo, abrindo um espaço de participação, debate e aprendizagem conjunta.

Essas pessoas irão ditar as sessões online do curso durante 3 meses.

São especialistas latino-americanos com uma longa história de estudos, trabalho de campo, produção e pesquisa em arte, gênero, sexualidade e raça. 

BRUNA KURY

transvestigenere negra

Anarcatransfeminista, performer, artista visual e sonora. Focada em criações atravessadas por questões de gênero, classe e raça (contra o cis-tema patriarcal heteronormativo compulsório vigente e a opressões estruturais-GUERRA de classes). Atualmente investiga sonoridades no pósporno e a criação de objetuais que são ramificações do trabalho com performance. Colaboradora nos selos Monstruosas e Fera Livre. Participou da residência artística Capacete no Rio de Janeiro, Comunitária na Argentina, Pivô Pesquisa, Festival Anormal no México, compôs a organização da residência póspornôpyrata em Fortaleza (CE), performou no festival Libres y Soberanas aka Performacula em Quito no Equador. 

UILA

Bixa negro

Historiador da arte pela Universidade Federal de São Paulo (2015-20). Trabalha com mediação cultural e pesquisa a adequação da raça na história brasileira. Participou do Experiências Negras no Instituto Tomie Ohtake (2019), do Diversas: encontro sobre ação educativa e diversidades (2018-19) no SESC, SENAC e NÚCLEO LUZ e da Residência de Pesquisa em Arte Contemporânea na Uberbau_House (2020). Já trabalhou como educador em museus e instituições culturais e atualmente integra o Acervo Bajubá e o LGBTT.me, onde investiga as relações raciais na história LGBT paulistana e dirige visitas urbanas no centros de São Paulo em locais relacionados à esta história.

 

master classes

Ao longo do Curso, teremos duas Master Classes ministradas por especialistas latino-americanos com uma longa história com estudos e pesquisas multidisciplinares em arte, psicología, história da arte, estudos de gênero e estudos raciais.

Aula 1: Crítica à colonialidade na arte. e arte indígena brasileiro – Geni Nuñez (Brasil)

Aula 2: Apresentação de produção de obra. – Abigail Leal Campos (Brasil)

GENI NUÑEZ

Geni Núñez é ativista indígena guarani, graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Humanas (UFSC). É co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa e autora do livro infantil Jaxy Jatere: o saci é guarani.

  

ABIGAIL CAMPOS leal

Cordilheira em fuga, move sua criação artística entre os terrenos da filosofia y poesia. faz doutorado em Filosofia pela PUC-SP. é uma das organizadoras do Slam Marginália, uma batalha de poesias feitas por y para pessoas trans, que acontece em São Paulo. lançou em 2020 seu livro de estreia:  “escuiresendo: ontografias poéticas” pela Editora O Sexo da Palavra y lança em Julho, seu segundo livro “ex/orbitâncias: os caminhos da deserção de gênero” pela Glac Edições.

  

 

 

Coordinación general / Coordenação geral

 

 

Jorge Sepúlveda T.

Chile / Brasil

Curador y crítico de arte.

Guillermina Bustos
Argentina / Brasil

Artista e investigadora de arte.

  Inscrições aquí

(até o 30 de junho 2021)