Día 3 / Denis Rodriguez. 17 de mayo 2013

DECLARAÇÃO DO ARTISTA COMO TRABALHADOR
adotada e proclamada na Assembléia da Curatoria Forense
em 17 de Maio de 2013, em La Pedrera, Uruguay.

A presente DECLARAÇÃO DO ARTISTA COMO TRABALHADOR é ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, SE ESFORCE, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esse direito e liberdade, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Toda pessoa tem o direito de ser artista e ser reconhecida como trabalhador perante a lei.

Todo artista tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro e fora das fronteiras de seu Estado natal.

Todo artista tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Todo artista tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

Fica assegurado o direito de descanso semanal de 48h, a todo artista que trabalhe por 5 dias consecutivos, totalizando 40 hrs semanais. Nos casos de jornada dupla, ultrapassando 12 hrs diárias, fica assegurado o descanso de 72 hrs.

Todo artista tem direito a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.

Todo artista tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.denisr17may

This entry was published on May 18, 2013 at 10:26 pm. It’s filed under reportes de los residentes and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *