[versión en español]
Nos últimos quinze anos, as práticas estéticas e discursivas contemporâneas da América Latina experimentaram mudanças significativas na compreensão do conceito de arte e de seus objetos. Estas mudanças afetam tanto os processos de produção artística, como os modos de circulação, visibilidade e legitimidade das obras, as relações com os seus contextos de significado e as formas de construir laços com a comunidade e com o campo profissional.
Noções como "cena local" e "gestão independente" vem organizando e potencializando os esforços de artistas e gestores, favorecendo a criação e o fortalecimento de vínculos, gerando acordos táticos e alianças estratégicas que densificam essas novas estruturas e exigem competências trabalhistas, políticas e econômicas mais especializadas dos participantes desse novo sistema de arte, em benefício de uma relação mais efetiva entre a arte contemporânea, a cultura e as sociedades.
É por isso que neste seminário nos propomos a refletir sobre as diferentes formas de compreender a noção de autonomia, analisar suas relações e tensões com as instituições artísticas e, através de suas eficiências práticas, apresentar modelos de gestão que operam de forma autônoma na América do Sul.
Objetivos
- Oferecer ferramentas conceituais e práticas para a sustentabilidade da gestão autônoma em arte contemporânea;
- promover o debate sobre as relações e complementariedades entre a gestão autônoma e as instituições artísticas;
- diagramar os diferentes modelos de gestão autônoma em arte contemporânea da região (América Latina) e verificar sua eficiência em relação a circulação, visibilidade e produção de conhecimento sob o ponto de vista das práticas estéticas contemporâneas.
Conteúdo
- Por que gestão autônoma em arte contemporânea? Diferenças entre auto-gestão, gestão de carreira e gestão cultural;
- por que fazer gestão autônoma?
- a institucionalização não é (sempre) inimiga: alianças estratégicas e convênios táticos;
- modelos latinos de gestão autônoma: eficiência simbólica, economia financeira e contra-exemplos;
- modelo ArtQeda: relações afetivas e efetivas. Trabalho colaborativo e redes móveis;
- trabalhador de arte contemporânea e suas boas práticas: rumo a uma ética para a arte contemporânea.
Cronograma
- 21 de setembro de 2013 (das 10h30 às 19h, pausa almoço 13h30 às 15h30): apresentação teórica e glossário comum.
- 22 de setembro de 2013 (das 10h30 às 19h, pausa almoço 13h30 às 15h30): debate aberto com o grupo.
|
|
> Información sobre el seminario
>
Inscrições
> Resenhas Biográficas
DADOS
>
21 e 22 de Setembro de 2013.
Das 10h30 às 19h00 horas.
Casa de Cultura Mario Quintana,
Centro, Porto Alegre.
Rio Grande do Sul, Brasil.
>
Valor: R$ 150,00
>
Vagas: 30.
>
Registre-se online
>
Organizadores: Denis Rodriguez e Curatoría Forense.
>
Apoio: Casa de Cultura Mario Quintana
Inscríbete para recibir información sobre las actividades de Curatoría Forense.
|
Curatoría Forense
es miembro de |
|
|
|
|