[LA EXPERIENCIA / LA PEDAGOGÍA]

Dia 3 – 1 de mayo 2014 / Clarissa Godoy. Afinidades e descobertas

O terceiro dia da Residência foi o dia da primeira conversa de todos sobre o que havia sido apresentado no dia 2. Na verdade se caminhou para outro lado, e temas como “O que é arte contemporânea?” perpassaram pela discussão. Quando percebemos estávamos falando sobre pedagogia e as formas de como se ensinar. Estávamos também trocando experiências sobre educação, além de nos ajudarmos com questões problemáticas da educação de arte e formação de alunos.

Um ponto importante da discussão foi à questão da repressão em oposição à liberdade de expressão dos alunos. Diante do relato de Camila (Chile) começamos a discutir sobre a problemática dicotomia entre a ordem e disciplina, quando a proposta de uma educação contemporânea é baseada na liberdade e no descobrimento de mundo dos alunos. Como manter a classe disciplinada, quando na verdade todos devem ter autonomia para se articularem e serem sujeitos subjetivos.

Estando à luz desse debate, penso que a complexidade destes opostos (disciplina x liberdade) é difícil de serem esclarecidas ainda hoje. Temos a posição das instituições educacionais que exigem a disciplina como fórmula para se estabelecer a ordem e o bem desempenho de uma sala de aula, mas continuo e perguntando que tipos de escolas têm no Brasil, México, Chile, Guatemala, Peru… Que tipo de escola e consequentemente pedagogias, estão sendo pensadas e articuladas nas escolas da América?

 Como estabelecer relações de vida e conhecimento de mundo se somos mantidos em um sistema repressivo e sem reformulações?

Perguntas e mais perguntas… Que continuemos nos perguntando.

Clarissa Godoy

este post fue publicado el May 2, 2014 at 9:08 pm. bajo la categoría Reportes de los residentes y con los tags (etiquetas) , , , , , . Agendalo con este permalink. sigue los comentarios a este post a traves de RSS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

organizan    
Curatoría Forense - Latinoamérica
miembro de
Red de Gestiones Autónomas de Arte Contemporáneo
colabora
Lemmy Hostel. Córdoba, Argentina